sábado, 10 de dezembro de 2011

Ciclos x séries: Qual o modelo ideal ?


O sistema de ciclos é alvo de muitas discussões no meio acadêmico. Ele surge para diminuir os índices de repetência do Brasil e melhorar sua posição no ranking da repetência na América Latina. Tem a função de avaliar os alunos ao final de um ciclo, mas não teve boa aprovação e não foi possível ser implementado no Brasil.
Vale ressaltar que o sistema de ciclos também apresenta problemas como, por exemplo, a falta de preparo de professores para atuar neste sistema.
O modelo de ciclos é mais inclusivo e democrático do que o sistema seriado. Os resultados se relacionam ao conjunto de ações e medidas empregadas na sua implementação e à prática das escolas, ao trabalho dos professores, com a infra-estrutura que é disponibilizada para as escolas e professores.
Em um sistema seriado o conteúdo deverá ser aprendido em um determinado período, caso não absorva um conteúdo ele deverá freqüentar a escola e rever todos os conteúdos. A repetição desestimula a criança e não existe uma preocupação em descobrir onde a criança apresentou dificuldades. A constante repetência leva a evasão dos alunos.
Para alguns o ciclo é visto como aprovação automática e não como uma proposta de currículo, sistema de avaliação e melhorias do projeto pedagógico.
Além dos ciclos, pode-se destacar a ampliação da jornada escolar, por meio da educação em tempo integral, o aumento nos investimentos de recursos financeiros do Ensino Fundamental e a construção de propostas pedagógicas mais adequadas ao contexto brasileiro, que é bastante diferenciado em termos regionais e, acima de tudo, diante das diferenças de classe social que caracterizam diferentes comunidades.
Ao invés da divisão do ensino em séries e turmas fixas, a divisão poderia acontecer  por conteúdos de aprendizagem, permitindo a mobilidade do aluno entre diferentes grupos, de acordo com seu aproveitamento.
A prova não é desconsiderada no sistema de ciclos, ela apenas assume uma nova função, ela pode ser usada como parâmetro de auxilio aos professores para planejar as aulas a partir das dificuldades apresentadas pelos alunos.
É necessário que se respeite as diferentes formas de aprender, em que os currículos sejam revistos, em que a discussão em torno da avaliação seja colocada em seu devido lugar e não tenha a exacerbação que se tem feito dela, ocultando os reais problemas do sistema público de educação.
O problema está no modo como o sistema de ciclos é implementado. No meu ponto de vista o potfólio eletrônico seria uma alternativa viável como método de avaliação formativa para implementação do ciclo.



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