domingo, 11 de dezembro de 2011

Reflexão sobre os gêneros na visão de Marcuschi

De acordo com Marcuschi: “ Os gêneros são atividades discursivas socialmente estabilizadas que se prestam aos mais variados tipos de controle social e até mesmo ao exercício de poder".  
Os gêneros são utilizados como meios de comunicação, proporcionando ao individuo produzir novos conhecimentos. Eles facilitam o aprendizado por estar presente no dia a dia. Os veículos de comunicação como o rádio, TV internet... são suportes tecnológicos, já os gêneros são cartas, poemas, bilhetes...
Vale lembrar que os gêneros também se misturam, como vimos na postagem anterior, uma receita pode estar em forma de poema ou uma música em um comercial de TV, entre outros modelos.
O gênero pode ser usado de forma interdisciplinar, levando em consideração a cultura e o meio social em que se insere.
            O que se entende por genros vai além das salas de aula, até porque ele está presente em nosso cotidiano, eles têm a função de auxiliar na construção do conhecimento de forma que o aluno possa valorizar seu espaço diante da cultura em que se insere.
Os gêneros deveriam estar mais presentes nas salas de aula e serem trabalhados, isso facilita o processo de letramento das crianças e o exercício do domínio lingüístico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário