O Portfólio eletrônico é muito importante para nova pedagogia, tem a finalidade de trazer inovações e auxiliar alunos e professores no desenvolvimento de seu trabalho a fim de buscar novas possibilidades de aprendizado.
A construção do portfólio estimula o uso das tecnologias, o pensamento crítico e reflexivo para produzir, a autoavaliação e a autonomia para que o aluno possa organizar o que aprendeu e buscar novos objetivos.
Os blogs auxiliam a produção do portfólio, assim todos podem ter acesso ao conteúdo e abrir discussões onde se tem uma troca de informações e a construção de novos conhecimentos. Neste espaço pode-se conhecer a identidade do criador a partir dos recursos, registros e meios utilizados para construção que também estimulam a criatividade.
Na sala de aula o professor propõe discussões, fala sobre textos e passa o conhecimento, os alunos ao produzirem articulam teoria e pratica.
A avaliação recebe muita atenção pelos pedagogos e é alvo de muitas discussões quanto a sua eficiência.
Abre-se um debate para saber a real finalidade da avaliação, se ela serve para contribuir no aprendizado e desenvolvimento, pois assim sabe-se o que o aluno aprendeu ou uma ameaça, pois irá aprovar ou reprovar e também desencadear um processo de exclusão.
Por meio do portfólio a avaliação ganha o nome de avaliação formativa onde vai além da visão classificatória e excludente.
A avaliação formativa é um processo contínuo no período escolar e tem como objetivo informar o que o aluno aprendeu ou não aprendeu, como se desempenha no processo de aprendizagem, quais suas dificuldades e facilidades. Para o professor, este poderá saber os resultados de seu trabalho e como o conteúdo é aproveitado.
O processo pedagógico deve estar articulado com os objetivos. Para inclusão do portfólio eletrônico devem-se respeitar as limitações, como por exemplo, o excesso de alunos em uma turma.
O portfólio é um espaço onde o aluno tem autonomia para expressar seu conhecimento, desconstruir seu conceito de insegurança e se arriscar a produzir textos. É um espaço de possibilidades onde ele organiza seus pensamentos, supera seus medos quanto aos recursos tecnológicos, sugere novas discussões e o modo de avaliar do professor ganha uma nova visão, pois possibilita que ele identifique o que é preciso para aprender e intervir para obter mais avanços.
Nenhum comentário:
Postar um comentário